ARTIGOS SOBRE ESTÁGIO:INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E TEMAS TRANSVERSAIS: RELATO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS E TEMAS TRANSVERSAIS: RELATO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA.


 
Roseane Fernandes

RESUMO: As diretrizes curriculares definidas pelo MEC apontam para a formação do cidadão intelectualmente autônomo. Em nossa disciplina metodologia do ensino para o Ensino Fundamental na turma de Pedagogia SPDM-02/03 da Universidade Vale do Acaraú, elaboramos proposta de trabalho via projeto de cunho sócio-educativo, nesta atividade congregamos os pormenores do Projeto Pedagógico da Instituição com fins de articular teoria e ação educativa. Para tanto, incluímos como pressuposto dos projetos a teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner, com temáticas desenvolvidas a partir dos temas transversais contemplados no Parâmetro Curricular Nacional e aplicadas através de jogos educativos e didáticos. Assim, programamos as ações em turmas da Educação de Jovens e Adultos e no Ensino Fundamental da Escola Hilda Viana . Esta ação envolveu atividades dinâmicas a partir de situação-problema apresentadas pelos alunos do curso de pedagogia.

Palavras-chave: Acompanhamento Pedagógico, Metodologia, Ensino aprendizagem.

  
Introdução

 
Na condição de Professora das disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciaturas, percebemos que são tantas as responsabilidades do educador que faz com que nossa prática seja feita a partir de reflexões sobre a realidade educativa, incorporando atividades prazerosas que incentivam o processo ensino-aprendizagem. Nesta perspectiva, incluímos a teoria das inteligências múltiplas, com aplicabilidade através dos jogos didáticos. Essa postura pedagógica de articular conteúdo e forma produz a aprendizagem significativa e gera um novo olhar sobre o aluno e novas possibilidades para as práticas de sala de aula.

 
Para tanto, acreditamos que a capacitação do educador precisa começar quando ainda se é estudante, quer do ensino médio, quer das licenciaturas. Percebemos que educar exige, ao mesmo tempo, criatividade, flexibilidade, escuta e limite, além de uma competência acadêmica. Na teoria, isso parece fácil, mas na prática, não o é, pois neste processo, confrontamo-nos com o nosso não saber gerando inseguranças. Assim, entendemos que nossa ação de desenvolver projetos interventivos utilizando a teoria das inteligências múltiplas através dos jogos educativos e didáticos, sendo aplicados em escolas de ensino médio e fundamental da rede pública de ensino visando contribuir para a autonomia e maturidade dos nossos alunos das licenciaturas.

 
Pressupostos da ação

 
Os projetos foram elaborados embasados na teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Essa teoria sugere que alguns talentos só se desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente. Assim, a escola deve favorecer atividades que estimulem as diversas inteligências, uma das estratégias utilizada para sua aplicabilidade são os jogos. Os jogos caracterizam-se como atividades que podem ser praticadas em todas as disciplinas escolares, de diversas maneiras, facilitando a aprendizagem, desenvolvendo a criatividade e as diversas habilidades humanas, enriquecendo e vivenciando fatos. As inteligências mais evidenciadas em nossos projetos foram as Inteligências Lingüística, Sonora, Espacial, Corporal e as inteligências interpessoais.

 
O caminho da ação

 
Elaborou-se a proposta baseada nos pressupostos da problematização Paulo Freire. Neste sentido, iniciamos analisando a realidade através da pesquisa, na qual procuramos identificar os temas mais relevantes para nossa ação pautados em Freire(1987) que diz que “Ensinar, aprender e pesquisar lidam com dois momentos: o em que se aprende o conhecimento já existente e o em que se trabalha a produção do conhecimento ainda não existente” . Entendemos que é importante que professores e alunos sejam curiosos, instigadores. Ensinar significa aceitar os riscos do desafio do novo, enquanto inovador, enriquecedor, e rejeitar quaisquer formas de discriminação que separe as pessoas em raça, classes... É ter certeza de que faz parte de um processo inconcluso, apesar de saber que o ser humano é um ser condicionado, portanto há sempre possibilidades de interferir na realidade a fim de modificá-la.

 
Em segunda instância procuramos analisar com criticidade os temas selecionados numa perspectiva extensionista de intervenção na realidade e por último se elaborou os projetos que proporcionem momentos para experiências, para o diálogo, o debate e aberto para compreender o querer dos alunos.

 
O material didático foi pensado e concebido de acordo com os projetos, envolvendo elementos conceituais e reflexivos. Na efetivação da ação foram aplicadas atividades que favoreceram a produção de textos e oralidades, envolvendo a musicalidade para tornar prazerosa e socializadora, incluindo-se os movimentos corporais, como forma de expressão. Em todas as ações trabalharam-se as inteligências interpessoais como possibilidade de motivar e elevar a auto-estima dos participantes das oficinas.

O processo de acompanhamento pedagógico

 
O estudo desenvolveu-se com uma turma do Ensino Fundamental e três turmas do EJA na Escola Hilda Viana localizada no bairro do Médici na cidade de Belém no Estado do Pará.

 
Cabe observar que fomos recebidos cordialmente pelo corpo técnico e pelo alunado. Este fato representou um diferencial no sentido de quebrar a tensão existente pelo grupo executou da ação. Bem, posso dizer que enquanto coordenadora estava inquieta, já que para alguns acadêmicos seria a primeira inserção em sala de aula e teríamos que desenvolver a ação de maneira que possibilitasse estimular o desenvolvimento das diversas habilidades presentes nas inteligências múltiplas através dos conteúdos selecionados.

 
As oficinas desenvolvidas foram:

  •  Diversidade. O que é isso;
  • O Brasil que temos e o Brasil que queremos;
  • Gravidez precoce e DSTs.
  • O contra ataque do meio-ambiente, ajude a combater esse problema.

 Os conteúdos foram abordados a partir de uma visão dos temas transversais de forma interdisciplinar e propondo ao aluno refletir e problematizar a realidade social, cultural e educacional em que vive, possibilitando a reflexão sobre seu cotidiano e a prática de uma cidadania ativa.

 
As atividades aplicadas utilizando os jogos e dinâmicas se tornaram motivadora para o aluno e promoveram o estudo baseado na compreensão, interpretação e resolução de situações problema, de modo a que o aluno se aproprie dos conceitos por intermédio de capacidades de pensamento e atitudes favoráveis.

 
Percebemos que as atividades apresentam um equilíbrio entre o conhecimento cotidiano e conhecimento científico. Em todos os momentos o envolvimento dos alunos com as atividades foi imensurável. Visando evidenciar esse momento criativo e produtivo, selecionamos algumas falas que fazem parte do material produzido pelos grupos de trabalho:

  
“O meio ambiente hoje está muito poluído, por isso através dessas palestras, estão nós insentivando a preserva o meio: reciclando o lixo, não jogando o mesmo, na rua ou em qualquer lugar”. Elaide Novaz (3ª etapa –turma 01 do EJA)

 
“Podemos convidar as pessoas que estão fazendo coisas erradas, para fazer coisas boas. Convidar para freqüentar escolas aquelas pessoas que não estudam para ter um futuro melhor!”. Nayane, (Ens. Fundamental – 7ª serie turma 701- manhã);

   
“ já usei drogas, vários tipo e digo que não vale a pena. Perdi tempo em minha vida, hoje tento recuperar estudando. Quero dar para meus filhos um bom estudo e um bom exemplo, quando tiver uma família. Oralidade de um aluno do 2ª etapa do EJA.

   
Aproximar a teoria da prática foi muito importante para os alunos de pedagogia que executaram as ações, principalmente em relação à autonomia que a atividade possibilitou, deixando evidente a necessidade da prática em sua formação acadêmica, eis algumas falas:

 
                                   “... gostaria de ser professora desta turma nesta escola. Adorei e me sentir como
                                     uma   professora de verdade” Adriana Cardoso (SPDM 02/03)

  
                                    “ .. é a primeira vez que realizo uma atividade acadêmica desta forma, com
                                    acompanhamento e avaliação, gostei muito! Giselle Monteiro (SPDM 02/03)

   
Considerações finais

 
É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido. Assim, o processo de acompanhamento pedagógico em ações educacionais nos cursos de licenciaturas constitui-se como um dos fatores que leva à promoção do sucesso do aluno numa proposta educacional de qualidade e como dinamizador da ação docente na procura de novas dinâmicas de aprender.

 
Enfim, podemos afirmar que o maior resultado obtido nesta intervenção foi à troca de experiências e de enriquecimento mútuo, resultando em um processo de aprendizagem significativa aos alunos e ao grupo executou. Assim, concluímos que ao desenvolvermos nossas ações educacionais, devemos considerar os saberes sistematizados a uma situação concreta, estimulando as habilidades inatas e o desenvolvimento pleno das competências dos alunos.


 
Bibliografia
ANTUNES, Celso. A inteligência emocional na construção do novo eu. 3. ed. Petrópolis: Paz e Terra, 1998.
_______________ Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas, Petrópolis: Vozes, 2001.
_______________ Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 1998
_______________ Manual de técnicas de dinâmica de grupo, ludopedagógicas e de sensibilização. 19ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
_____________. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1987.

 
GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: A teoria na prática. Porto Alegre: Artes médicas, 1995.
Gardner, H. Sobre as várias inteligências: Nova Escola, n. 105. (pp. 42-45). São Paulo. Setembro, 1997.
HAETINGER. Max G. Criatividade, criando arte e comportamento. Coleção criar vol.01, Instituto Criar.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Múltiplas inteligências na prática escolar. Cadernos da TV Escola, 1999.